segunda-feira, 11 de junho de 2012

Comentando o Livro e o Filme: Querido Jhon


Sinopse:

“Querido John” narra a história de um jovem soldado americano, John, que se apaixona por Savannah uma estudante conservadora. Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Comentários do livro:

Estou fazendo uma maratona dos livros do Nicholas Sparks e dessa vez me emocionei demais com o livro Querido Jhon. As palavras me faltam para descrever o que achei desse livro. Começo dizendo que é simplesmente emocionante. Mais uma obra prima do Nicholas, os livros dele me prende de uma maneira que fica muito difícil larga-los antes de ler tudo. Esse livro também se passa na Carolina do norte (já estou ficando com vontade de viajar e conhecer esse estado de tanto ler suas descrição tão bem feita nos livros), o livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Jhon, eu particularmente gosto de livros narrados assim porque deixam agente bem próximo ao personagem. Gostei bastante da história de amor de Jhon e savanna é uma linda história de amor, mas o mais legal do livro é que ele não só foca nisso, ele aborda também a relação de Jhon com o seu pai e eu me emocionei bastante e até chorei, a história deles foi uma história de superação emocionante. Aborda também o autismo que é um assunto que devia ser mais discutido na sociedade. O livro é dividido em começo, meio e fim e eu gostei muito dessa divisão. Recomendo muito o livro é emoção do começo no meio e no fim.


Comentando o Filme:

Gostei bastante da adaptação do livro para o cinema, (o que é raro para mim, sempre me decepciono). O filme tem algumas coisas diferentes do livro mas o essencial da história estava ali. E foi muito bom ver as cenas do jeitinho do livro. Gostei muito e algumas mudanças foram até boas. Tipo no filme Jhon ajuda a Savannah na construção das casas, e eu gostei fiquei sem entender poque no livro ele não faz isso. O final do filme eu não gostei, mas daí no extra do dvd tem um final alternativo e desse final eu gostei.

Algumas diferenças que notei:
- No livro Svannah é morena e no filme loira
- No livro Alan é irmão de Tim e no filme ele é filho.
- Tim não é tão velho no livro nem já havia sido casado.
- A segunda licença de Jhon é de 15 dias no filme é apenas um fim de semana.

Recomendo demais o livro e o filme!

Nota: 10,0