segunda-feira, 11 de junho de 2012

Comentando o Livro e o Filme: Querido Jhon


Sinopse:

“Querido John” narra a história de um jovem soldado americano, John, que se apaixona por Savannah uma estudante conservadora. Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Comentários do livro:

Estou fazendo uma maratona dos livros do Nicholas Sparks e dessa vez me emocionei demais com o livro Querido Jhon. As palavras me faltam para descrever o que achei desse livro. Começo dizendo que é simplesmente emocionante. Mais uma obra prima do Nicholas, os livros dele me prende de uma maneira que fica muito difícil larga-los antes de ler tudo. Esse livro também se passa na Carolina do norte (já estou ficando com vontade de viajar e conhecer esse estado de tanto ler suas descrição tão bem feita nos livros), o livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Jhon, eu particularmente gosto de livros narrados assim porque deixam agente bem próximo ao personagem. Gostei bastante da história de amor de Jhon e savanna é uma linda história de amor, mas o mais legal do livro é que ele não só foca nisso, ele aborda também a relação de Jhon com o seu pai e eu me emocionei bastante e até chorei, a história deles foi uma história de superação emocionante. Aborda também o autismo que é um assunto que devia ser mais discutido na sociedade. O livro é dividido em começo, meio e fim e eu gostei muito dessa divisão. Recomendo muito o livro é emoção do começo no meio e no fim.


Comentando o Filme:

Gostei bastante da adaptação do livro para o cinema, (o que é raro para mim, sempre me decepciono). O filme tem algumas coisas diferentes do livro mas o essencial da história estava ali. E foi muito bom ver as cenas do jeitinho do livro. Gostei muito e algumas mudanças foram até boas. Tipo no filme Jhon ajuda a Savannah na construção das casas, e eu gostei fiquei sem entender poque no livro ele não faz isso. O final do filme eu não gostei, mas daí no extra do dvd tem um final alternativo e desse final eu gostei.

Algumas diferenças que notei:
- No livro Svannah é morena e no filme loira
- No livro Alan é irmão de Tim e no filme ele é filho.
- Tim não é tão velho no livro nem já havia sido casado.
- A segunda licença de Jhon é de 15 dias no filme é apenas um fim de semana.

Recomendo demais o livro e o filme!

Nota: 10,0

23 comentários:

  1. Cara, tudo que você escreveu sobre o livro eu concordo! Meu Deus, foi exatamente o pud pensei quando terminei de lê-lo! Talvez se focasse só no casal ficasse chato...
    Adorei o Tim!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  2. Acredita que, apesar de ser muito famoso, eu ainda não tive oportunidade de ler e nem assistir
    Mas já esta na minha lista

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu blog! Voltarei aqui mais vezes. Adorei a comparação do livro com o filme. Beijos.

    paranoiadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    eu não li o livro, mas vi o filme, não gostei do final tb e não sabia que tinha final alternativo!!!!!!
    Achei o cara que ela casa (esqueci o nome) meio velho tb no filme, apesar de que no inicio ele era bem bonito, mas não deu pra entender direito pq ela casou com ele... No livro deve explicar melhor =D
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, estou com o livro aqui e doidinha para ler, só que tenho que terminar Agua para Elefantes primeiro D:
    Beijo.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel, eu não li o livro, porque não consegui chegar nem na metade do filme.
    Todos dizem que o livro é muito bom, e acredito que seja mesmo, meu problema é com aquele ator, todo filme que ele faz não gosto, foi o mesmo em Para Sempre.
    Mas parabéns pela resenha e que bom que tenha gostado de ambos.

    Bjos
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  7. Olá! =]

    Bem interessante você ter feito esse paralelo entre o livro e o filme. Geralmente nas minhas resenhas falo somente do livro, porque em quase 100% das vezes eu passo raiva assistindo o filme hahahaha

    Querido John foi mesmo uma surpresa. Adorei o livro e do filme tbm gostei bastante. Mas não entendi o motivo pelo qual colocaram Alan como filho do Tim! PRA QUEEEEEEE????? Pra me matar de raiva, eu acho.. mas enfim rs

    Adorei seu blog! Estou te seguindo, ok? ^^ beijão!

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel!
    Eu já li o livro e vi o filme e gostei dos dois.
    Não sabia que no dvd tem um final alternativo, vou procurar pra assistir (eu vi o filme na tv).

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. O filme eu ainda não vi, mas também adorei o livro. Apesar de Sparks ser romance demais para mim (que não acredito mais no amor) foi muito tocante e bonito. Também recomendo ;)

    E eu também sempre me decepciono com adaptações literárias >.<

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  10. Muitas coisas do filme são diferentes, por isso quero tanto ler o livro. Ainda não li, pois ganhei o livro em inglês e tô de ressaca literária rs, mas preciso ler mais livros do Nicholas.
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho esse livro e o filme aqui em casa a tanto tempo e nunca li nem vi ainda! (Eu sei sou uma pessoa estranha kkkk) Acho q pq não sou muito fã de romance ;/

    Mas adorei a dica! Cm certeza vou dar uma chance ao livro ;)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li Querido John, apesar de tê-lo aqui desde o ano passado. Mas o filme é muito bom mesmo, gostei da química do casal.
    Mas as diferenças que você citou não foram assim tão alarmantes, o que é bem legal na comparação entre livro e adaptação.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Oie...
    Tudo bom?
    Nossa eu acho que sou a pior... nunca li e também nunca vi o filme... a mais perdida... ahuahuahua

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Flor, eu ameeeei esse livro e esse filme. Achei qeu mesmo loira a atriz combinou como savanah e eu imaginava ela enquanto lia o livro (li o livro depois de assistir ao filme).
    Mas os finais são suuuper oposto, então acho qeu pecou aí.
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. ja ouvi muito falar desse livro, mas ele não me chama atenção :/
    quem sabe um dia eu leia, mas não agora

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ahh eu amoo esse filme/livro...
    A história é lindaa demais, não tem como não se emocionar.

    Beijooss

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Acho que sou a unica pessoa
    que ainda não leu Nicholas Sparks!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!!

    Ainda não li esse livro, mas parece ser um amor como os outros do autor. :3

    Também não vi o filme, mas não entendo o motivo dessas pequenas adaptações desnecessárias. :T


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu só assisti ao filme, ainda não li o livro. Mas posso dizer que adorei o filme. Romântico na medida certa!
    Obrigada pelo seu recadinho e carinho lá no Sook.
    Tem post novo por lá.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Aiinnnn, depois de ver teu comentário sobre o livro, deu uma vontade ENORME de ler o livro! Já assisti o filme, e amei, agora vou ler o livro, COM CERTEZA!!! Ótima descrição Raquelita, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  21. Eu amoooo esse filme e o livro! É lindo! Mas uma pena que não fiquem juntos no final :/
    E também notei essas grandes diferenças na adaptação. Poxa, tem coisas que eles podiam ter mantido, para ficar mais fiel!
    Beijos, Raquel
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi!

    Você esteve em meu blog, minha vez de conhecer o seu. =)

    Ah, eu li o livro e só assisti ao filme por quê... Nem sei por quê. Bora lá... Não gostei muito do livro. Bem, explico: a primeira parte foi perfeita, já a partir das cartas de Savannah... Achei meio forçado (muito). Sem falar no besteirol americano, reforçado por Sparks, de que o norteamericano é patriota e tem mesmo que ir à guerra. Nunca que uma pessoa normal deixaria de viver o grande amor da sua vida pra ir até a guerra se aventurar a levar bala pelo meio da cara. Hehe! Sparks (Jonh) me irritou.

    Savannah não fica atrás nas irritações, né? Nem vou comentar a atuação da songamonga. rsrs... (é um comentário divertido, e não irritado. =P) Bom, fiquei chateada pela doideira dela. Tudo bem que Jonh escorregou feio, mas daí a se casar com outro... Vixe, retado!

    Por fim, já comparando o filme ao livro, assim como em A Última Música, a adaptação foi mais coerente, equilibrada e realista. Tim ser pai de Allan fez muito mais sentido. A doença também mudou (linfoma no filme e melanoma no livro) e a suposta morte de Tim abrandou meu aborrecimento com a história. Não que eu quisesse com ele morresse, mas que a burra da Savannah tomasse vergonha na cara, assumisse que errou e desse um fio de espera a John para quando a situação se equilibrasse.

    Enfim, falei demais, mas agora não faço mais questão de ler Sparks. Oh, mocinho exagerado... rsrs... As histórias dele são boas, ele é que precisa equilibrar melhor o modo como as conta.

    Beijos, querida.

    PS. Tomara que eu tenha leitores tão apaixonados por meus livros quanto você pelos do Sparks. =D

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bom?
    Esse livro é muito bom.
    Adorei o seu comentário do livro ficou ótimo.

    Poliana Araújo
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir